segunda-feira, 7 de outubro de 2013

As Novas Mídias Sociais

Por Guilherme Guerra Galon
O surgimento da tecnologia virtual foi um marco da história terrestre que revolucionou a existência humana, sendo a tecnologia a chave para um novo padrão de organização das funções e projeções do ser humano. A medida que tecnologia se desenvolve, ela vai se tornando mais influente em escala global, e deixando obsoleto esforços físicos e psicológicos da sociedade.
As midias globais chegaram a um ponto de se tornarem ferramenta de comunicação e conspiração popular, onde as autoridades não conseguem se infiltrar e conter seus assuntos abordados.


Para debater sobre esta realidade, foi entrevistado o Professor João Gomes da Silva, formado em História e Sociologia pela PUC e Universidade Paulista, respectivamente. Atualmente, é professor de História e Sociologia do Ensino Médio do grupo Mackenzie:

Deadline - O senhor considera as novas mídias sociais, como a Mídia NINJA, Fora do Eixo, Black Bloc e Anonymous algo digno de ser chamado de Jornalismo?
João Gomes da Silva- São diferentes. O jornalista não pode prescindir do Facebook, Twitter, destas ferramentas que são colocadas para comunicação, afinal de contas, vivemos em uma aldeia global, e essas ferramentas nos conectam com o mundo, então, a medida que isto facilita o trabalho do jornalista, ele não só deve utilizar como não ter preconceito, pensando em utilizar essas mídias para a agilização da informação, é importante, eu acho necessário.


Deadline - Quais são as perspectivas que o senhor vê para este tipo de mídia?
JGSAs novas gerações, que estão na universidade ou entrado para uma, viveram o “Boom” desse tipo de comunicação, então essas ferramentas virtuais fazem parte da vida destes alunos.Se perguntam se essas mídias vão pegar, eu acho que já pegaram, já são uma realidade, e são milhões de pessoas que acessam. Por essas mídias você vende coisas, compra coisas, organiza movimentos para discutir questões da sociedade, questão da falta de transparência dos políticos, a questão da corrupção, então estas mídias já estão na realidade de todo mundo, principalmente do jornalista, precisa fazer.

Deadline- Se relacionar esta liberdade virtual com os tempos de ditadura, por exemplo, quais as mudanças que poderiam ocorrer e as medidas que seriam estabelecidas?
JGS- Na minha época, principalmente na década de 60, vivemos um período das populações, das pessoas com consciência sentindo na pele as dificuldades, e indo pra rua lutar por Estado de direito, não- violência, mais educação, mais saúde, mas acho que é um outro tipo de configuração. Como seria isso hoje? Eu imagino que seria melhor usado, por conta do nível de consciência, das populações de jovens que iam para rua, eles queriam mudar a estrutura e a realidade, eles queriam construir um outro mundo, um novo jeito de ser. Não sei se  hoje queremos construir um novo mundo, ou fazer uma caiação deste que já esta ai.

Deadline- Como o senhor vê a quebra de fronteiras, a informação caminhando livremente em escala global por essas novas mídias?
JGS- Eu acho que o que é importante dessas mídias é este lado de você não controlar, ou você poder controlar pouco., particularmente eu acho que a mentira vai fazer parte do jornal, do radio, da televisão, e faz muito mais parte deste “ cavalo sem freio” que é a internet, que são estas mídias virtuais, eu acho que isso é que é legal, você não ter controle sobre isso, é bom porque facilita a comunicação, ela fica muito mais fluida, muito mais rápida, por que se alguém mente, dois lados vão mentir, e a mentira esta nesse tipo de informação porque, principalmente no envolvimento de conflitos, guerras, guerras econômicas, da dos dois lados. Então, eu imagino, a internet é esse veículo interessantíssimo de comunicação e só é tão fascinante por ser difícil de controlar, senão seria igual o rádio, igual a televisão. Todos os veículos de informação tem a sua dose de hipocrisia, que eu acho fazer parte do mundo contemporâneo, pós- moderno.

Deadline- Para encerar, estabeleça um parâmetro entre o antes/depois do surgimento das novas mídias, destacando seus lados positivos e negativos:
JGS- no século XIX, que é o século que as coisas acontecem, se tem a segunda revolução industrial, ai, no começo de século XX se tem a terceira revolução industrial, ai o rádio, que é uma revolução na década de 20, a televisão, os jornais que já existem desde sempre, mais o telefone no século XIX, a gente tinha um tipo de comunicação que era analógica, ai se deu um salto para um tipo de informação digital, isso muda as perspectivas, então lugares que não eram atingidos pela informação passam a ser atingidos. Se pensar na medicina, que alguém pode fazer uma cirurgia de alguém que está no Japão, comandando através da maquina e assim por diante, isso é fascinante, e eu acho que isso é jornalismo, o que se faz hoje é jornalismo, é necessário utilizar todas essas mídias para poder fazer o jornalismo de hoje, onde não se concebe mais o jornalista com a sua pranchetinha e mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário