segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Passarela Masculina

Por Juliana da Silva, Lígia Marques e Natalia Ramacciotti.

A moda masculina tem se modificado ao decorrer dos anos, do clássico colete, terno, gravata dos anos 30 até as calças skinnys dos anos 2000.

A partir da década 40, o visual masculino se simplificou graças a escassez causada pela guerra.
Elvis Presley,  ícone da década de 50.
A década de 50 trouxe estereótipos como Marlon Brando e Elvis Presley, ícones que transmitiam rebeldia ao deixar de lado o visual empacotado e aderir à jaqueta de couro e a calça jeans.
Nos anos 60, o fenômeno do cabelo tigelinha, sapatos de bico fino e gravatas estreitas se propagou por todo o mundo. Esta mesma década também foi palco para o movimento Hippie, marcado pelo festival de Woodstock, em que se pôde notar o uso de batas, colares e anéis.
Os anos 70 e 80 foram marcados pelo surgimento dos punks e glams. Os punks remetiam aos antigos rockeiros e os glams ao estilo exagerado, como ternos brancos e peito a mostra.
Os Grunges surgiram nos anos 90, com o estilo “não ligo para roupas” e fizeram sucesso com camisetas de flanela e calças largas.

A partir dos anos 2000, a moda masculina se tornou mais justa, literalmente. Ternos e calças no formato fit invadiram as ruas.Hoje é notável a mistura do formal com o informal. Blazers, gravatas e camisas sociais completam looks de roupas modernas e coloridas.
As camisetas passam a ser mais apertadas e muitas cultuam ideias, culturas e ídolos, como bandas das gerações passadas.

Estilos 

O mundo da moda é atualizado constantemente com novas tendências. Entretanto o cenário fashion carrega uma diversidade de estilos, relacionados à personalidade de cada pessoa.
O skatista Bob Burnquist
Eric Nunes, aluno de Comunicação Social é adepto ao estilo skatista, inspirado em visual como o do cantor Chorão e de Bob Burnquist, e afirma que as marcas famosas dos Estados Unidos fazem sucesso com as mulheres: “Depende de quem você quer agradar, em uma festa você vai conseguir atrair as mulheres usando roupa de marca, como Hollister”.
Já Natan Rodrigues, aluno de Jornalismo, tem o estilo mais rockeiro e é adepto ao uso de munhequeira e camisetas de banda: “Eu gosto dos rockeiros dos anos 80, eu me inspiro bastante e admiro James Hetfield, vocalista do Metallica e Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath”.


Olhar Feminino

Fernanda de Lima, 20, percebe uma tendência de roupas mais justas nos homens, remetendo até  mesmo a um estereótipo feminino. Paulinho Vilhena, David Beckham e Johnny Depp foram citados como homens que se vestem bem e chamam a atenção do público feminino. O uso de roupas de marca não foi citado pelas mulheres como artigo essencial. “As roupas devem se adequar e refletir a personalidade da pessoa, isto é o mais importante”, disse Larissa Grégio, 26.
Johnny Depp
Paulinho Vilhena

Nenhum comentário:

Postar um comentário