segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Vivendo e aprendendo* a trabalhar

Por Lígia Marques e Natália Ramacciotti

Você acha que está preparado para se tornar profissional?



O mercado de trabalho para o jovem está cada vez mais competitivo e difícil. Lidar com a inserção no mercado não é uma tarefa fácil, o jovem, que vive em uma zona de conforto, se vê em uma zona de insegurança e medo

O candidato tem que dispor de algumas qualidades e qualificações para conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

Algumas dessas qualificações são ofertadas pelo governo, por exemplo, nas ETECs e no SENAI. Há uma dificuldade em se inscrever, pelo número escasso de vagas.

Nós, do blog Deadline, e alunos de Jornalismo, já passamos por experiências de recrutamento profissional. Em geral, para vagas de estágio, é realizado um processo seletivo baseado no currículo e em testes online de português, lógica e inglês. Se selecionado, o candidato passa para a etapa presencial em que são realizadas dinâmicas em grupo, etapas de painel e entrevistas individuais.

Segundo a psicóloga e socióloga, Silvia Rennar, o perfil exigido pelas empresas varia de acordo com a profissão buscada, a seleção ocorre por meio de técnicas e teorias próprias. Em geral, dão preferência por quem gosta de estudar, se manter atualizado e por pessoas que possuem características como: paciência, curiosidade e altruísmo.
“O jovem traz ideias e contribuições novas, o que o faz ser sempre bem-vindo”, disse Silvia. Ainda segundo ela, os recrutadores também analisam as mídias sociais que o jovem participa, como Facebook e Linkedin.

Leticia Oliveira, estudante de Rádio e TV, diz se preocupar com o que posta nas redes sociais. Em seu antigo trabalho, Letícia disse que seu chefe verificava seu Facebook diariamente, pois ela também divulgava a empresa.


Jovem Empreendedor

A busca pela independência é um dos objetivos que levam os jovens a se aventurarem, criando e investindo em novos comércios e ideias.
Segundo a Data Popular, o Brasil tem cerca de 1,5 milhão de jovens empreendedores, com idade entre 16 e 24 anos.

Marcos Ramacciotii, 59, abriu sua primeira empresa, TekPlas, aos 18 anos. “O motivo que me levou a começar o negócio é que sempre gostei de empreender. Eu juntei capital para abrir a empresa trabalhando em uma administradora.”.
Segundo Marcos, é necessário focar e ser determinado no negócio que se pretende abrir: “A palavra principal de um empreendedor é ATITUDE.”.

Pedro Henrique Freitas Rocha, 19, tem o sonho de começar seu próprio negócio, uma empresa do ramo alimentício, doceria ou padaria. “Escolhi isso para minha vida, pois gosto de mexer com a culinária e não por razões financeiras. Recebi apoio de meus amigos e familiares, eles querem simplesmente que eu faça aquilo que gosto, o que me faz feliz.”
Pedro é técnico em contabilidade, e trabalhou na área. Hoje em dia é corretor de imóveis e comercializa doces e bolos para festas.


Fonte: Pesquisa Data Popular realizada em todos os estados brasileiros com 2.006 pessoas no segundo trimestre de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário